quarta-feira, maio 18

Plantas Carnívoras



As plantas carnívoras são fruto da evolução de certas espécies que buscaram uma forma de sobreviver nos solos pobres em nutrientes orgânicos. Essas plantas passaram a retirar do ambiente o complemento alimentar que a terra não lhes fornecia. As primeiras plantas carnívoras que surgiram na Terra desenvolveram métodos para aprisionar e digerir animais e, assim, utilizar suas proteínas - ricas em nitrogênio - como fonte de nutrientes. Estima-se que isso tenha ocorrido há cerca de 65 milhões de anos - na época dos dinossauros.

Criaturas Que Não Deveriam Ser Gigantes #2

Salamandra Chinesa Gigante (Andrias davidianus)

Como assim?
São os maiores anfíbios conhecidos atualmente e sua aparência pré-histórica não é a toa, elas realmente são muito antigas.
Eles podem viver por até 50 anos em cativeiro.
Ao contrário de seus minúsculos parentes, as salamandras chinesas gigantes podem chegar a até 1.80m e 30kg.


Elas estão a beira da extinção e crescem cada vez menos, sendo muito raro chegar ao tamanho máximo. 

Isso aí morde?
Ainda que assustadora no tamanho, ela não traz nenhuma ameaça ao ser humano. Sua dieta é composta de camarões, carangueijos, insetos, peixes e sapos. 

A razão de estar quase extinta é a procura capitalista por remédio e comida que essa salamandra em especial pode oferecer. A poluição dos rios também tem uma boa fatia de culpa, e apesar de ser uma espécie protegida, ainda hoje é caçada para comer/vender.