terça-feira, maio 24

Seleção de Imagens #1






Seleção de Imagens

Navegando na internet, vendo tantas imagens bonitas, resolvi salvar algumas e criar um novo quadro de posts. Seleção de Imagens.

Criaturas Que Não Deveriam Ser Gigantes #4



Centopéia gigante da Amazônia (Scolopendra gigantea)
A maior centopéia do mundo

centopeia1
Como assim?
Como se não bastasse ser uma centopéia, que já é uma coisa bem perturbadora, ela chega a medir 60cm.
Tem a força muscular de uma cobra pequena. E é um artrópode, credo.

centopeia3
Seus ferrões pretos contém um veneno poderoso.
Ela caça animais tão feios quanto ela, como morcegos e tarântulas.

centopeia2
Isso aí morde?
O veneno dos ferrões não chegam a ser fatais em humanos mas causam febre, inchaço, calafrios e fraqueza. 

centopeia4
Essa centopéia tem tanta força nas patas que chega a conseguir abater um morcego em pleno vôo, e ainda o segurar sem problemas, como mostra a foto acima e o vídeo abaixo.

Climas no Mundo

Os climas no mundo são bastante diversificados, provenientes das variadas massas de ar, localização geográfica, entre outros.
No mundo se classificam pelo menos dez climas, os principais são:
Equatorial: possui temperaturas médias acima de 25°C; clima quente e úmido, com índices pluviométricos anuais acima de 2000 mm.
Tropical:  temperatura variando em 20°C no inverno e 25°C no verão, com duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa.
Subtropical: possui temperaturas médias entre 15°C e 20°C no verão, e no inverno as médias variam entre 0°C a 10°C, chuvas bem distribuídas.
Oceânico:  recebe influência dos oceanos e mares, tornando os invernos menos rigorosos.
Continental: praticamente não recebe influência dos oceanos, possui um inverno mais rigoroso.
Mediterrâneo: possui invernos chuvosos e verões quentes, com quatro estações bem definidas.
Desértico: as temperaturas médias anuais variam entre 20°C e 30°C, os índices de precipitações não ultrapassam 250 mm ao ano.
Semiárido: caracterizado por altas temperaturas podendo chegar a 32°C, os índices pluviométricos são inferiores a 600 mm anuais e as chuvas são irregulares.
Frio (subpolar): possui índices pluviométricos anuais variando, dependendo da região, entre 200 mm e 1000 mm, características de um inverno negativo e verão com temperaturas por volta de 10°C.
Frio de montanha: temperatura determinada pela altitude, quanto mais alto mais frio, mesmo em regiões tropicais.
Polar: caracteriza-se por longos invernos e verões secos e curtos, temperaturas anuais sempre abaixo de zero, e marcante presença de neve e gelo.
  

Fonte: Equipe Brasil Escola


Fenômenos Curiosos - Inexplicável Natureza #1

Pedras Que Se Movem "Sozinhas"

 
As rochas deslizantes de Racetrack Playa são um dos fenômenos geológicos mais intrigantes que ocorrem no Vale da Morte, especialmente no lago seco chamado Racetrack Playa (algo como Planície ou praia dos Rastros). 


O fenômeno consiste de pedras de dimensões variáveis, algumas bastante grandes, com centenas de kg de peso, que são encontradas com um rastro atrás de si marcado no solo, sem qualquer sinal associado de intervenção humana ou animal. 

A causa deste movimento ainda é controversa, embora várias teorias tentem explicá-lo. Ninguém jamais conseguiu filmá-las ou vê-las em movimento. Casos semelhantes são encontrados em diversos outros lagos secos (playas) da região, mas os da Racetrack Playa são os mais notáveis.

Fenômenos Curiosos - Inexplicável Natureza

Fenômenos naturais são eventos da natureza que não dependem de ações humanas, mas que na maioria das vezes influênciam a vida das pessoas que à eles estão sujeitas. Alguns fenômenos naturais como erupções vulcânicas, furacões, tempestades, dentre outros, causam terríveis catastrófes; outros fenômenos, no entanto, são obras de artes visualmente deslumbrantes proporcionadas pela natureza. Existem alguns fenômenos naturais curiosos, e que ainda não puderam ser explicados pela ciência e por isso muitas vezes são mal interpretados, abrindo um vasto campo para o mítico e o folclórico.